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O album de estréia, Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!, foi gravado em uma fazenda nas proximidades da cidade alemã de Cologne e saiu nas lojas em agosto de 1978. O LP foi bem sucedido em sua missão de chamar as atenções do público para a banda, na esteira da apresentação maníaca dos spud-boys no Saturday Night Live - sem contar no frenético e original cover de Satisfaction, acompanhado de um criativo videoclipe, e que rapidamente invadiu pistas de dança na vida noturna britânica.
Ao lançar a seqüência de sua estréia, Duty Now For The Future (1979), Devo já havia cindido as opiniões nos círculos da cultura pop; enquanto o nome da banda ascendia ao lado de Talking Heads, The B-52's e Pere Ubu como os expoentes do "novo rock" americano, a revista Rolling Stone os desdenhava como um bando de "fascistas". O cenário estava montado para que, no alvorecer dos anos 80, todos os holofotes estivessem voltados aos garotos de Akron.
O terceiro álbum, Freedom of Choice, foi o trabalho certo na época certa. Produzido por Robert Margouleff, que no currículo ostentava sua colaboração com Stevie Wonder, Freedom of Choice galgou as paradas da Billboard em 1980 até a 22ª posição. No ano de estréia da MTV, três dos videoclipes concebidos dentre o novo repertório ganharam enorme exposição na programação da emissora - especialmente aquele criado para o maior hit da carreira do Devo, Whip It, cujo single vendeu um milhão de cópias. O vídeo mencionava de forma (não tão) velada práticas de sado-masoquismo, enquanto a música, tratada com esmero por Margouleff, trazia uma insistente e digitalizada versão escrachada dos beats das disco.
De volta ao estúdio, a banda resolveu investir na atenção pública capitalizada para produzir aquela que seria a obra mais comprometida com o idealismo de início de carreira. New Traditionalists veio no final de 1981; embora musicalmente muito familiar a seu antecessor, o álbum decepcionou aqueles que apostavam na vertente humorística e nonsense da banda e, muito pelo contrário, depararam com a estética provocativa desse período: Jerry, em entrevista à TV americana transmitida ao vivo, alegou placidamente que apenas estava se "adaptando ao estado corporativo feudal em que vivemos", enquanto penteava sua peruca plástica, referência direta ao penteado lambido do ex-presidente John F. Kennedy.
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