DESTAQUES
Morre Alan Myers, terceiro baterista de DEVO :-(
Futurama conta com DEVO em seu centésimo episódio
Programa infantil conta com Mark Mothersbaugh
DEVO participa do game Rock Band
Mark Mothersbaugh recebe tÃtulo de Doutor Honoris Causa
DEVO abre temporada de shows em 2008
Formando em Jornalismo apresenta trabalho acadêmico sobre DEVO
PLANETA TERRA
Saiba mais sobre a apresentação histórica do Devo no Planeta Terra 2007 na seção especial que dedicamos à volta dos spudboys ao Brasil.
LINKS
Quer conhecer outros sites sobre DEVO? Visite nossa página de links e expanda seu conhecimento sobre a verdadeira banda da de-evolution.
Contribua com o projeto DEVO Brasil enviando curiosidades, informações, críticas e sugestões. Use nossa página de contato e faça parte dessa história.
NOW IT CAN BE TOLD!
se quiser, leia o texto completo de uma só vez
O ano de 1972 marca a primeira apresentação da banda, ainda sob o nome Sextet Devo, integrando as atrações do festival de artes de Kent State. A formação, que tomou vida apenas para este evento, incluía Jerry Casale no baixo, Bob #2 e Bob Lewis nas guitarras, Rod Reisman na bateria, Mark Mothersbaugh no sintetizador e Fred Webber nos vocais. Nos anos subseqüentes, Mark, em companhia de Jerry e seus irmãos Bob e Jim (que operava um kit de bateria eletrônica montado por ele mesmo), passava o tempo no porão de sua casa, ocupado em compor, gravar e fazer a banda soar mais involuída o possível - período gestacional que seria posteriormente documentado nas coletâneas Hardcore Devo (volumes 1 e 2), lançadas nos anos 90.
Regularmente, o conjunto subia ao palco de alguns bares da redondeza, muitas vezes apresentando-se, antes de tocarem, como uma banda cover de hard-rock. Presentes que esperavam canções de Foghat ou Allman Brothers sentiam-se provocados, a ponto de atirarem garrafas e ameaçarem invadir o palco para agredi-los. Jerry referia-se ao peculiar som que o grupo performava como chinese computer rock 'n' roll: algo que remetia ao blues vanguardeiro de Captain Beefheart, ao arrojado experimentalismo eletrônico do Roxy Music (na fase em que Brian Eno fazia-se presente) e à intertextualidade e performance multimidiática dos excêntricos The Residents - muito embora Mark saliente que a maior inspiração da banda era "o importante som de coisas desabando".
O primeiro vislumbre da aclamação ocorreu em 1976. O curta-metragem The Beggining Was The End: The Truth About De-Evolution venceu o festival de cinema de Ann Arbor e impressionou profundamente dois ilustres membros da audiência: Iggy Pop e David Bowie. Foi Bowie quem, atuando como um mecenas, asseguraria futuramente um contrato da banda com a Warner Bros. e ainda convocaria os serviços do consagrado produtor Brian Eno para desenvolver com a banda o seu álbum de estréia.
Dois singles foram lançados pelo seu próprio selo independente, Booji-Boy: em 1976, o EP portando a canção Mongoloid, e, em 1977, outro compacto portando uma versão desconstruída do maior hit dos Rolling Stones, Satisfaction, ambos gravados com a presença do baterista Alan Myers. No ano seguinte, o Devo gravou uma compilação com seis músicas para a gravadora britânica Be Stiff, intitulada (oportunamente) com o nome do selo.
Este site não tem fins lucrativos, sendo apenas uma iniciativa de fãs e devendo ser considerado unicamente como uma homenagem à banda DEVO. No ar desde 11 Abr 2008. Conheça nossa Política de Privacidade.