script com funções para automação do site

DEVO Brasil, um site feito por fãs da verdadeira banda da de-evolutionhome | biografia | discos | videografia | enquetes | destaques | Planeta Terra 2007 | quem somos? | links | fale conosco

DESTAQUESenergy dome

Morreu Bob2, com 61 anos :-(

Morre Alan Myers, terceiro baterista de DEVO :-(

Futurama conta com DEVO em seu centésimo episódio

Programa infantil conta com Mark Mothersbaugh

DEVO participa do game Rock Band

DEVO processa McDonalds

Mark Mothersbaugh recebe título de Doutor Honoris Causa

DEVO abre temporada de shows em 2008

Formando em Jornalismo apresenta trabalho acadêmico sobre DEVO

Falha Ridicula

hacked by r3d_s0urc3

11

leia todos os destaques

 

energy domePLANETA TERRA

Saiba mais sobre a apresentação histórica do Devo no Planeta Terra 2007 na seção especial que dedicamos à volta dos spudboys ao Brasil.

 

energy domeBIOGRAFIA

Não sabe o que é DEVO? Sabe um pouco e gostaria de saber mais? Quer conhecer alguns detalhes obscuros e curiosidades sobre a real de-evolution band? Leia a biografia escrita por Caio de Mello Martins especialmente para o DEVO Brasil.

 

LINKSenergy dome

Quer conhecer outros sites sobre DEVO? Visite nossa página de links e expanda seu conhecimento sobre a verdadeira banda da de-evolution.

 

entre em contato conoscoContribua com o projeto DEVO Brasil enviando curiosidades, informações, críticas e sugestões. Use nossa página de contato e faça parte dessa história.

NOW IT CAN BE TOLD!

home :: discos :: Resenha de Duty Now For The Future

Duty Now For The Future (1979)

Duty Now For The Future

A perfeição que poucos conhecem

Ele parece estar meio que espremido entre 2 gigantes. À primeira vista, poderia ser considerado um subproduto de seu antecessor, excessivamente ambicioso segundo seus detratores, mas ele ele está lá: Duty Now For The Future, o segundo álbum do Devo, feito em 1979.

Eu me lembro de quando eu o escutei na primeira vez. Eu o havia comprado numa loja de saldos de disco, já que ele, em 1984, há muito havia saído de catálogo. Sendo feito de vinil, ele tinha os inevitáveis chiados e estalos, mas graças ao bom Deus, não estava arranhado. Ele me impressionou na primeira escuta pelo caráter progressivo, bem diferente dos álbuns que eu já tinha, que tinham uma vertente mais pop.

O álbum se difere do precedente pelo caráter mais soturno das letras, em que o chamado eu-lírico, em lugar de fazer uma performance de punk-rock visceral, despertando os centros nervosos responsáveis pelo humor, fala sobre obsessão, ansiedade e auto-estima, além de outras coisas como a busca por respostas e até a necessidade de acasalar.

O primeiro lado do vinil, que tem 2 músicas instrumentais, e que termina com S.I.B., tem caráter mais tenso e intenso, enquanto o restante, à exceção da marcial Triumph Of The Will e da obra-prima Smart Patrol/Mr. DNA, é mais lúdico e descontraído, com um formato que lembra um pouco mais o álbum de estréia. Os destaques são muitos, como Clockout, Wiggly World, S.I.B., e Secret Agent Man. Realmente, com este álbum, o Devo estava querendo chamar a atenção.

A parte técnica pode ser considerada impecável. Na minha opinião, a produção de Ken Scott não fica nada a dever a de Brian Eno. O caráter progressivo se casa bem com a batida punk bem típica daquela época. Guitarras e baterias acústicas têm bastante espaço, convivendo em perfeita harmonia com os bem dosados sintetizadores de então. O resultado agrada igualmente a quem gosta de punk, progressivo, ou techno.

Justamente por causa de tantos predicados, considero este trabalho como o mais puramente artístico do Devo, pela ousadia de uma temática adulta, mesmo que pareça carregada de tensão emocional, prestes a explodir. O nível de inspiração de Booji Boy e companhia estava altíssimo, e por isso, é um disco indispensável para os fãs e todos aqueles que apreciem formas exóticas, insólitas e instigantes de arte musical.

Marcello Freitas
23 Abr 2008

Este site não tem fins lucrativos, sendo apenas uma iniciativa de fãs e devendo ser considerado unicamente como uma homenagem à banda DEVO. No ar desde 11 Abr 2008. Conheça nossa Política de Privacidade.